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22 abril, 2005

DUSTIN : THE GAME ----------------------> MSX

Gênero



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Manual do jogo

Introdução

Derrubei o guarda e coletei um item no iventário

Enfrentando uma cobra na selva repleta de panteras e canibais

Uh-oh me perdi !

Eis aqui a tradução porca que fiz do manual (que estava em Espanhol)

"A casa de detenção de segurança máxima , mantem encarcerado um preso muito peculiar, trata-se
de Kid Saguf, mais conhecido como Dustin, o ladrão de jóias e obras de arte mais famoso de seu tempo,
que finalmente depois de muitos anos de perseguições policias , foi capturado.
Toda a preocupação dos policiais está voltada em evitar que Dustin possa escapar.
Por essa razão todo centro penitnciàrio foi monitorado para que nada escape do controle
do Diretor, sem enganos.
Kid Saguf esteve durante meses analisando horários , memorizando o funcionamento interno do centro e já tem seu
plano para conseguir de novo as manchetes de todos os jornais.
Para não correr o erro de cometer um equívoco, ele escreve o planejamento completo em um caderno a que tivemos acesso
e aqui revelaremos suas informações mais interessantes.

O PLANO DE FUGA

Dustin sabe que para sair da cadeia, irá precisar de vários objetos,
e também analisa os seus companheiros de cárcere que convivem com ele diariamente na prisão,
chegando finalmente as seguintes conclusões :

1. Existem dois tipos de personagens :

- Policiais
- Outros presos, cozinheiro e o mago do bosque

Os primeiros não nos forneceram objetos de forma fácil, de forma que
para consegui-lo somente golpeando-os numa briga. O segundo é composto por pessoas
que lhe entregam objetos se os trocar por :

- Tabaco, Whisky ou dinheiro.

2. Existem três coisas muito interessantes para poder finalizar a missão :

- Molho de chaves
- Antídoto
- Estátua sagrada

3. Para se defender dos policiais existem dois grupos de armas , umas que os policiais
possuem e outras que estão com os presos.

POLICIAIS :

Revólver , Porrete, Colete a prova de balas

PRESOS :

Martelo, explosivos, isqueiro.

4. Só pode escapar quando o alerta não esta vermelho

Se lhe capturam , lhe prendem novamente e tomam todas as suas armas, mas não
tomam os seus objetos.
O complexo penitenciário está dividido em áreas separadas por um pátio , não
pode passar pela porta da saída a não ser que tenha a chave.
Ao escapar deves diriger se a um lugar onde se encontra um barco, atravessando
o bosque e entregando a estátua ao mago.
O horário começa as 9 horas e tens apenas 12 horas para escapar.
Chaves e cartões são ferramentas muito útil se desejas ter sucesso na missão.

5.Os sistemas de combate estão baseados na utilização dos itens. Podes brigar
socando, atirando, usando porrete , dando marteladas, etc."

Esse manual por si já diz muito sobre o jogo. Mas como resenhador minha tarefa
vai além de ficar mostrando apenas o bônus do jogo. O jogo tem seu ônus tbm.
Esse é um dos primeiros programas de Dinamic que já em seus primórdios mostra
uma qualidade indiscútivel, embora muito criticada pelo nível de dificuldade
dos seus jogos , ela produziu obras muito boas que não consistiam nas simples
decorebas platafórmicas , indo além , fazendo o jogador usar a cabeça (de cima)
para se safar de determinadas situações. A Dinamic foi muito criticada na época
pela imprensa inglesa que dizia que seus jogos pecavam pela "pouca jogabilidade"

Realmente Dustin tem a jogabilidade truncada, e de propóstio, misturando a estratégia
da elaboração da fuga com elementos de jogos de ação (arcade).
Teu objetivo nesse jogo é fugir da cadeia, tu é o prisioneiro que da título ao jogo
vasculhando a penitenciária vc encontra guardas , prisioneiros, cozinheiros e todo
o ambiente do complexo penitenciário.

O gráfico está bom pra época, embora obviamente , quem ve aquela tela de abertura
espere algo ultra fenomenal , temos apenas um gráfico que da pro gasto, aliás
eu descobri esse jogo com 12 anos de idade, em 1995, sendo que o jogo tinha sido feito nos idos de 1985, e dez anos depois estava eu la quebrando a cabeça me perguntando o que fazer pra sair da ilha. Eu coletava um objeto com um prisioneiro
e esse objeto parecia-se com uma ancora. E percebia que com a ancora eu conseguia alcançar o lado de fora pisando na ilha.

Quanto foram os equívocos de tentar jogar a ancora para um navio pois eu pensava que depois de fugir da cadeia minha meta era jogar uma ancora no mar e esperar um navio. Hohoho...não tinha porra nenhuma haver com nada . Só fechei o jogo ano passado , na era do emulador depois que fui interpretando melhor alguns itens do inventário mal desenhado e descobri que usando muita imaginação eu veria que não era uma ancora que eu trocava com o preso por cigarro e sim um molho de chaves que abria a porta para a saída .

Quando tu estiver na cadeia se não derrubares nenhum guarda eles não fazem nada contigo te deixam a liberdade de ir e vir, a partir do momento que entra em combate com um , todos ficaram alertas em cima de vc e farão de tudo para não lhe deixar escapar do presídio. Derrubando os guardas tu encontra vários itens, alguns deles , como cigarro, whisky, são uteis para sua fuga. Outro como armas são úteis na hora de um confronto com a polícia.

Os itens interagem com suas ações, por exemplo se tu derrubar um policial armado, tu pode usar a arma dele pra atirar nos outros guardas, se tens a chave abre a porta, etc, etc.

O mais díficil no entanto não é escapar dos guardas que não param um minuto sequer de atirar em ti quando tu alcança a saída , ou quando derruba algum deles , e sim sair da intricada selva que há na ilha. A ilha tem cobras, panteras , e canibais correndo com lanças pra todos os lados , e se encostar neles , vai perdendo energia , e se tiver pouca energia não tem salvação, "vai pras trevas" e começa tudo de novo dentro da cela.

Apesar de tudo, o maior risco é tu se perder na selva que contem um engenhoso labirinto , que pra sair , só decorando o caminho nos mínimos detalhes ou elaborando
um mapa de por onde tu entrou num papel. Tu tem que dar (no bom sentido) álcool pro feiticeiro da ilha ou cigarro pra que ele lhe de um objeto valioso que o ajudara na hora de encontrar o tortuoso caminho da saída.

Veredito final : O jogo é muito bom, é desafiante, se tu baixar , vai ver que apesar de todas as dicas minhas e do manual, o que vale aqui é o racíocinio, a habilidade de desenvolver estratégias.

Assinado por


Info

Ano : 1985
Produtora : Dinamic
Plataforma : MicroSoft eXtended (MSX)
Onde baixar : Planet Emu
Emulador Usado : Blue Msx

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Pontuação

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