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13 junho, 2005

SONIC THE HEDGEHOG--------------------> MEGA DRIVE

Gênero :



Sobre o jogo :


Grafismos e cores detalhadas explorando o potencial do 16 bit da Sega

A Sega procurava em meados de 1990 algum tipo de personagem que pudesse representar a empresa, assim como a Nintendo tinha o BLOCKBUSTER Mario , a Sega teve que investir no Mickey Mouse e no Alex Kidd para alavancar as vendas de seus jogos.
Não havia ainda um nome forte a ser associado com o nome SEGA.

Pra quem não sabe, a Sega existe desde 1951 , quando foi fundada por David Rosen, quando a empresa chamava-se Rosen Enterprises . As empresas continuaram a se expandir e em 1965,David comprou uma companhia de jukebox para que tal companhia se fundisse com as empresas Rosen. Quando conseguiram fazer a fusão a empresa foi rebatizada de Sega , que é sigla de Service Games.

A partir daí a própria Sega começou a produzir seus jogos competindo diretamente com as importações dos EUA. Nos anos 70 a SEGA foi comprada pela Gulf & Western. Durante o final dos anos 70 e começo dos anos 80 a Sega produziu softwares e jogos de arcade e conversões dos mesmos para Atari 2600 e o Colecovision. A Sega não era ainda uma grande indústria de jogos , mas , tinha alguns hits como "Turbo", que foi lançado pra Colecovision, alem dos jogos Frogger e Zaxxon.

Antes do Master System surgir no mercado como console de 8 bits e concorrente direto do Nintendo 8 bits , (Famicom no Japão), a Sega produziu muitos jogos para as linhas de computadores SC 3000 , MSX e para o próprio console precurssor do Master System , o SG1000 que possuía entre eles clássicos como Doki Doki Penguin Land.

Já na era Mega Drive a empresa NINTENDO ENTERPRISES foi sua maior rival, e acabou ganhando na guerra dos 16 bits, o que entanto não fez com que o impacto de seu maior rival (Sonic) fosse abafado, pois assim como Mario , Sonic se tornou um sucesso de vendas em todo mundo e no embalo de seu sucesso foram lançadas hqs , mclanches e até mesmo troféis de fórmula um , como o de Suzuka em 1993 onde o troféu era o boneco do Sonic.

Como se explica o sucesso de Sonic ?
Primeiro : Gráficos de primeira qualidade, se bobear os melhores gráficos que um Mega Drive já produziu.
Alta resoluções de cores.
Um jogo diferente , dos milhares de clones que haviam por ai tanto em termos de jogbalidade quanto em termos de novidade.
E o melhor graças a sua fácil jogabilidade a popularização do jogo se tornou mais rápida .
Detalhes no cenário : Todo o jogo é bem pensado, a SEGA trabalhou arduamente pra fazer um jogo a altura do potencial do Mega Drive . Note por exemplo o movimento das águas e a animação da cachoeira no fundo da Green Hill Zone, e o desabrochar das flores, só pra ter um pequeno ex. do esmero dessa magnífica empresa em nos propiciar esse prazer quase que "orgasmático".

Uma velocidade nunca antes vista nos jogos de ação/plataforma,
tu tens ai o elemento que se tornaria um dos ícones mais fortes da série
que são os loopings que te jogam a 1000 por hora quando vai de encontros
a túneis subterrâneos que fazem sua velocidade quase ultrapassar a barreira do som
e as vezes é díficil de acompanhar o sprite na tela tamanha a velocidade que alcança.
Se Sonic fica parado por muito tempo ele começa a te encarar com a cara
fechada batendo o pé no chão, querendo ação.
Mas o jogo é tão bom que não se baseia apenas em decorebas platafórmicas
e sim em investir no novo como fases do naipe Labirinth Zone
onde o importante é fazer a coisa certa para se chegar ao fim da fase com
sucesso, deixando , dessa forma, pelo menos nessa fase o fator velocidade
em segundo plano e nos mostrando um lado lírico do jogo que é onde ele faz
a ponte e passa a emergir e subir, saindo da categoria de simples game
para se tornar a maior obra de arte dos 16 bits da SEGA !!!
demonstrando que o jogo é mesmo sensacional e surpreende a todos com seus grafismos
lindos de chorar.
Os gráficos são de uma qualidade tal que , faz qualquer um ,
babar 3 litros em cima da tv, ou monitor... é um espetáculo da tecnologia dos
games do início dos anos 90.
Outro detalhe é que os backgrounds dos cenários estão todos interligados
e mostram nuances da fase anterior. O jogo é em 2 planos , o da frente ,
e o background ultra elaborado feito para os jogadores sentirem que as coisas
tem sentido e coerência muito grande , nos fazendo sentir um bem estar que
só a SEGA é capaz de proporcionar.
Por isso que eu digo
PUTA QUE PARIU
eu disse,
PUTA QUE PARIU !!!
repito
PUTA QUE O PARIUUU !!!

Isso não é nem um jogo.
É a perfeição em forma de jogo.
É diferente de tudo que já tinha sido feito antes.
A começar pelo personagem ,um ouriço azul, que as traduções de manuais macabras
da Tec Toy transformaram em "porco espinho".
Na verdade o Sonic é um ouriço que era um bichinho muito popular na época que foi
lançado, nos lares japoneses, agora esqueci o nome da porra do bicho,
quando der upgrade desse review arranjo uma foto. Mas porco espinho não é nem fodendo.

E graficamente temos todos que concordar que é muito superior ao concorrente do Super Nes, SUPER MARIO WORLD. Pra começar o fato da paleta de cores muito mais elaborada e das músicas top de linha que só atestam a habilidade única dos japoneses
como excelentes melodistas.

A história do jogo é a seguinte :
Sonic vivia feliz no Planeta Mobius , quando percebeu que seus amigos (os animais da floresta) estavam sendo transformados em robôs e aprisionados dentro dessas maquinarias. Cabe agora a Sonic vencer o dr. Ivo Robotinick para que a paz volte a reinar e a natureza tenha seu espaço de volta.
Ou seja até a temática é linda porra !!! É pseudo-ecologia isso ! =)

Tu tem que coletar anéis , quando consegues 100 anéis ganhas uma vida. Mas tens que tomar cuidado com os inimigos, se encostar neles perde os anéis. Já mostrava a SEGA nesse tempo que era uma excelente elaboradora de estratégias desafiantes para cativar o jogador a se manter sempre ligado no jogo, mostrando que videogame não é só coisa de criança. Por isso que SEGA é SEGA e o resto é o resto.

Essa primeira aventura de Sonic é constítuida de 6 zonas , sendo que nelas , são constítuidas de 3 atos cada, sendo que no terceiro enfrentas Robotinick com alguma engenhosa diferente e mais desafiante a cada zona que passas. Foi um jogo muito bem planejado.

Se coletares mais de 49 anéis (ou seja 50) vais para as díficeis fases de bônus tentar conquistar as 7 esmeraldas do caos.
O jogo só lhe dá o final verdadeiro se conseguir coletar todas.
E o jogo tem umas diferenças entre as versões japonesa e americana. A japonesa é melhor tem uns detalhes a mais como as nuvens se movendo na Green Hill Zone por exemplo e alguns detalhes na Marble Zone que agora esqueci.
Só tem um defeito, viados em geral costumam não gostar e apreciar dessa obra de arte. É tiro e queda. Ele não tem suporte a gays. =S


VEREDITO FINAL Se depois de tudo isso não baixares o jogo , só posso dizer uma coisa : VAI TOMAR NO CU. =)

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Info :
Ano : 1991
Produtora : Service Games
Onde baixar : Mondemul
Emulador Testado : Gens 2.11
Plataforma : Mega Drive (Sega Genesis)

Pontuação



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